Joaquim Caineta
O moteto na Época medieval
•O moteto é um género polifónico da música vocal.
Origem
Origem
•Léonin introduziu cláusulas de descante nos seus organa, pelo que mais tarde, compositores como Perótin chegaram a compor unicamente cláusulas de descante avulso.
•Estas cláusulas eram permutáveis, e por isso escreviam-se várias com o mesmo tenor. As vozes mais agudas das cláusulas não tinham textos e por isso a sua memorização era difícil.
• Na primeira metade do séc. XIII começou-se a atribuir tropos ou paráfrases em versos latinos do texto do tenor ás vozes agudas, facilitando assim a sua memorização. Estas cláusulas com textos receberam o nome de moteto.
•O motete terá sido o género mas importante deste período
•Difundiu-se, a partir de Paris, por toda a europa ocidental
•Estas cláusulas eram permutáveis, e por isso escreviam-se várias com o mesmo tenor. As vozes mais agudas das cláusulas não tinham textos e por isso a sua memorização era difícil.
• Na primeira metade do séc. XIII começou-se a atribuir tropos ou paráfrases em versos latinos do texto do tenor ás vozes agudas, facilitando assim a sua memorização. Estas cláusulas com textos receberam o nome de moteto.
•O motete terá sido o género mas importante deste período
•Difundiu-se, a partir de Paris, por toda a europa ocidental
Características gerais
- O número de vozes que se usavam eram as mesmas que no organum melismátio: o tenor (com melodia do cantochão), o duplum (motetus) , o triplum e o quadruplum.
- Identificavam-se pelas primeiras palavras de cada voz. Era raro encontrar motetos com o mesmo texto.
- Uma grande parte dos motetos que se conhece hoje são anónimos
- O repertório é muito flexível : as mesmas melodias serviam textos sagrados e profanos; uma melodia nova/antiga servia um texto antigo/novo; os compositores acrescentavam vozes novas ou antigas a motetes existentes
Formas do moteto
•Varia segundo o número de vozes:
•Moteto a duas vozes(tenor e duplum) com texto latino ou francês;
•Moteto a três vozes com textos latinos, franceses ou mistos;
•Moteto a quatro vozes com textos latinos, franceses ou mistos;
•Moteto conductus- três ou quatro vozes com textos iguais e ritmicamente equiparadas.
•Moteto a duas vozes(tenor e duplum) com texto latino ou francês;
•Moteto a três vozes com textos latinos, franceses ou mistos;
•Moteto a quatro vozes com textos latinos, franceses ou mistos;
•Moteto conductus- três ou quatro vozes com textos iguais e ritmicamente equiparadas.
O moteto na Ars Antiqua
1.Passou-se a ter uma maior liberdade na escolha de textos e uma maior variedade rítmica
2 . Começou a escrever-se motetos em línguas vernáculas para serem interpretados num cenário profano.
3. Em meados do séc. XIII dá-se o início da politextualidade com o surgimento de um motete a três vozes, com texto diferentes nas duas vozes superiores(com a mesma temática) ,em francês ou latim. Tornou-se o moteto preferido da Ars Antiqua .
4.Na primeira metade do século, os textos dos tenores eram retirados de secções melismáticas do cantochão e como consequência o seu texto era reduzido a uma palavra ou a sílabas apenas.
5.Ao longo da segunda metade do século, os compositores passaram a usar os modos rítmicos de uma maneira mas racional, evitando assim o efeito "pára-arranca" no fluxo melódico.
O moteto franconiano
•Franco de Colónia, que exerceu a sua atividade de 1250 a 1280 criou um tipo de moteto com estilo personalizado:
• O duplum e o triplum têm estilos diferentes( ao contrário do que acontecia nos motetes anteriores) -O triplum tinha um texto longo e uma melodia rápida, sendo o seu caracter alegre. Tinha um número considerável de notas por frases ;
- O motetus tinha pouco texto, em comparação com o triplum, e tinha uma melodia lírica.
- O tenor com uma estrutura rítmica regular e rígida.
Outros tipos de motetes que surgiram no final do séc. XIII
•Moteto Petroniano:
Motete que Petrus de Cruce criou(exerceu a sua actividade de 1270 a 1300).
•O rítmo do triplum era semelhante ao da fala;
•Duplum mais lento e também lírico;
•Tenor de cantochão.
•Motete-conductus:
•Era normalmente escrito sobre um tenor profano;
•Todas as vozes eram idênticas no estilo e na estrutura rítmica (embora o triplum fosse mais melódico
Os textos do motetes
•Os poemas usados não tinham grande qualidade literária: continham expressões ; costumavam ter refrões no final de cada estrofe com carácter de citação(até meados do séc. XIII).
•Para por a ideia central dos textos das vozes agudas em destaque(uma vez que eram textos diferentes), destacavam-se sílabas de palavras "chave" do texto em ambas as vozes.
•Os textos dos motetes eram tratados de uma forma muito silábica.
•As vozes guardavam alguma independência, o conjunto em si não era homogéneo. Correspondiam-se através do texto(relações simbólicas), das consonâncias formadas entre as vozes e do ecoar dos sons vocálicos semelhantes entre as vozes
Evolução das estruturas rítmicas e harmónicas dos motetes ao longo do séc. XIII e princípios do séc. XIV
Parte harmónica:
•Consonâncias- 8ª,5ª e 4ª;
•Uniformização das formas cadenciais (1250);
•A melodia era mais importante que o sentido vertical da música durante o período da Idade Média;
Parte rítmica
•Na primeira metade do séc. XIII, a escrita ainda se baseava nos modos rítmicos: as notas não tinham valor fixo, estabelecia-se o seu valor de duração através das ligaduras e da métrica do texto.
- Com o objetivo de superar limitações rítmicas, Franco de Colónia escreveu "a arte da música mensurável" (Ars cantus mensurabilis) , que propunha um novo tipo de notação:
-estipulava um valor fixo para as notas isoladas, pausas e ligaduras;
- A unidade temporal era a breve;
- A divisão perfeita do tempo a três;
- Permitiam-se divisões superiores a quatro notas;
-continuava-se com uma base modal.
•Passou-se a escrever os motetos em partituras de coros, que eram paginas contíguas usadas para escrever as vozes do moteto separadamente.
O motete da Ars Nova (séc. XIV)
•A Ars Nova foi o título que Philippe Vitry deu num tratado de 1322/1323
•O motete deste período era essencialmente profano e ainda politextual.
•A divisão do tempo passou a ser binária e tornou-se frequente utilizar divisões da semibreve superiores a quatro (iniciado por Petrus de Cruce).
• O motete isorrítmico, o tipo favorito da Ars Nova, e caracterizado pelo tipo de estrutura que o tenor possui: uma Color (conjunto de intervalos melódicos), que constituía a melodia e umaTalea (frase rítmica), que era a estrutura rítmica.
•Estas duas estruturas podiam-se combinar da seguinte maneira:
- uma color para uma talea, repetindo-se em valores reduzidos;
- uma color para três taleas, repetindo-se em valores reduzidos;
- junção irregular da talea com a color
- uma color para três taleas, repetindo-se em valores reduzidos;
- junção irregular da talea com a color
Bibliografia
•Historia da música Ocidental; Donald J. Grout, Claude V. Palisca
•Atlas da música; Ulrich Michels
nossa me serviu mto otimo esse site
ResponderEliminarótimo artigo, foi muito util, parabéns :D
ResponderEliminarnão é muito esclarecedor e tem palavras que eu tive de ir pesquisar o significado, mas contém muita informação útil só que a mesma não está bem explícita
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